A edição 2019 do estudo anual global “Índice de Inteligência Empresarial“, produzido pela Zebra Technologies com foco na expansão do uso de IoT corporativo, mostrou que 18% das empresas no Brasil estão em processo avançado de uso de IoT na Transformação Digital e podem ser consideradas “inteligentes” contra 8% no ano passado. Considerando o cenário global, o índice passa a 17%.


A pesquisa ouviu 950 tomadores de decisão de TI em nove países, incluindo o Brasil. Para ser considerada “inteligente”, uma empresa deveria obter acima de 75 pontos na contagem das 11 métricas da Zebra para avaliar o status do uso de IoT nos negócios. As métricas avaliadas foram: visão da IoT, compromisso da organização, parceiros de soluções de tecnologia, plano de gerenciamento de mudanças, aplicação nos pontos de uso e padrões de segurança.


O relatório indicou que 70% das empresas brasileiras estão avançando seus processos de transformação, mas 12% ainda estão engatinhando.


Em 2019, o investimento médio em IoT e em outras plataformas de tecnologia de dados foi de US$ 6,1 milhões, 45% a mais que no ano anterior. O estudo revelou que 88% das empresas no Brasil esperam incrementar ainda mais essa cifra nos próximos dois anos.


Ainda sobre o Brasil, 66% já têm uma visão de IoT e estão, atualmente, executando planos na área; 39% estão implementando soluções de IoT em toda a empresa. Dos negócios restantes, 82% planejam implantar o IoT em toda a operação no futuro.


IoT na Indústria


O princípio da Internet das Coisas (IoT) é conectar qualquer dispositivo que gere informações e esteja conectado à internet a uma rede de compartilhamento. Essa rede faz com que haja uma interatividade entre os aparelhos, que conseguem interagir uns com os outros, sem a necessidade de interferência humana.


Na indústria, a IoT pode conectar toda linha de produção com a nuvem ou uma base de dados para que haja um compartilhamento em tempo real de informações entre todos os sistemas, equipamentos e ativos.


Por meio da Plataforma GoEPIK, a tecnologia IoT pode ser utilizada em uma fábrica para gerenciar processos, analisar atividades, coletar dados em tempo real, verificar tendências de manutenção e controlar a efetividade e a qualidade da produção.


A partir da implementação da plataforma GoEPIK, a empresa passa a observar um aumento em sua produtividade, redução de gastos com imprevistos (como panes e paradas em máquinas), oportunidade de gerar novos negócios internos e o aumento da tomada de decisões mais assertivas.


Além de IoT, a plataforma integra tecnologias como Realidade Aumentada, Machine Learning, Analytics, Workflows e Checklists, entre outros, para executar os processos via smartphone, tablet, web e smartglass (óculos de realidade aumentada) com feedback de execução em tempo real e análise de dados para tomada de decisão inteligente.


CADASTRE-SE PARA TESTAR GRÁTIS A PLATAFORMA:



LEIA TAMBÉM:

» Learning in the Flow of Work com tecnologias de ponta

» O que fazer antes de começar a transformação digital na sua empresa

» Checklist da Indústria 4.0: o que você precisa saber para começar