Aprender durante o fluxo de trabalho. Este é o significado do conceito Learning in the Flow of Work, cunhado por Josh Bersin e que tem ganhado cada vez mais destaque. Refere-se à aprendizagem que acontece literalmente durante o fluxo de trabalho e pode ser aplicada em tempo real a tarefas relacionadas ao trabalho.


A GoEPIK é uma plataforma que facilita o aprendizado no fluxo de trabalho por meio de tecnologias de ponta como Realidade Aumentada e Realidade Virtual.


COMO ISSO ACONTECE NA INDÚSTRIA


Imagine, por exemplo, um processo de verificação de qualidade de veículos de uma grande montadora. O operador está acostumado a fazer registros por amostragem em um papel. A cada minuto que o veículo passa pela linha de produção, ele precisa anotar, por exemplo, se há um risco no retrovisor para, depois, voltar correndo, verificar os demais veículos e fazer novas anotações. Trata-se de uma tarefa repetitiva, robotizada e sujeita a erros.


A fim de evitar que o colaborador seja obrigado a se deslocar, por meio da GoEPIK ele usa óculos de Realidade Aumentada. As informações do veículo que precisam ser verificadas aparecem na tela dos óculos (em vídeos, imagens ou áudios) à medida que ele vai executando a tarefa. Funciona como se fosse um tutor em tempo real. É exibida uma imagem do retrovisor que ele precisa verificar. E o melhor: não precisa anotar nada no papel. Basta responder por voz que a peça está perfeita e o registro é armazenado.


Enquanto isso, o gestor consegue acompanhar em tempo real todas as informações do veículo, ao invés de esperar até o final da produção para poder entender o que está escrito no papel e fazer as correções necessárias.


Essa é uma das experiências personalizadas de Learning in the Flow of Work com Realidade Aumentada que a plataforma GoEPIK entrega a fim de ajudar as empresas a executar de forma mais eficiente e integrada seus processos.


Outro exemplo com Realidade Aumentada: imagine uma produção onde o colaborador deve medir corretamente o tamanho de uma chapa de metal. Por meio dos óculos de Realidade Aumentada ele assiste a uma animação em 3D onde a peça de metal é sobreposta com todas as informações necessárias para ele realizar o procedimento corretamente. No mesmo instante que termina a animação, ele já pode executar a tarefa no mundo real com alta taxa de assertividade.


REALIDADE VIRTUAL


Outra possibilidade é usar o Learning in the Flow of Work com Realidade Virtual para melhorar os processos de treinamento de segurança por meio de simulações de situações de risco sem comprometer a equipe.


Além de tornar os processos de treinamento mais detalhados, um dos principais benefícios do uso da tecnologia como Realidade Virtual é a capacidade de treinar sem afetar a operação real por meio de uma imersão em um mundo digital. A situação é virtual, mas o aprendizado é real.


Para mais informações sobre a plataforma GoEPIK e suas soluções Learning in the Flow of Work basta enviar um e-mail para goepik@goepik.com.br. Você também pode se cadastrar grátis abaixo para testar a plataforma grátis por 7 dias:



Leia também: