A cada dia, a Indústria 4.0 apresenta um cenário cheio de oportunidades. Tecnologias como Realidade Aumentada e Virtual, IoT e Machine Learning têm o poder de melhorar os processos de negócios. Pensando nisso, preparamos um checklist com 8 passos para orientar as empresas que pensam em implementar a Indústria 4.0 a fim de transformar suas operações, identificar novos mercados e inovar em suas organizações.


CHECKLIST INDÚSTRIA 4.0


1 – TENHA UMA MISSÃO CLARA

Um dos principais obstáculos na hora de implementar a Indústria 4.0 é a falta de estratégia e priorização. Antes de explorar novas tecnologias, defina uma missão clara para a Indústria 4.0 alinhada à atual situação da sua empresa e determine quais são os resultados que deseja alcançar. Ter metas claras e bem definidas é essencial para que investidores, colaboradores, parceiros e clientes entendam a mudança.


2 – ESCOLHA A TECNOLOGIA CERTA

Escolha a tecnologia digital que está mais alinhada com os objetivos da sua empresa. Considere como esta tecnologia beneficia a sua empresa. Muitas organizações se ocupam apenas em seguir tendências tecnológicas sem entender o valor tangível para os negócios e clientes.


3 – EXPERIMENTE NOVAS IDEIAS E SEJA FLEXÍVEL

Para promover mudanças, toda organização precisa de um equilíbrio entre pensadores e executores. Isso ajuda na hora de criar o plano e agir de acordo com ele. Construa uma equipe com pessoas que sejam capazes de experimentar novas ideias, resolver problemas complexos e desafiar o status quo. Esteja disposto a experimentar, assumir riscos e ser flexível.


4 – COMECE PEQUENO COM UM PROGRAMA PILOTO

Com uma estratégia formalizada, é hora de implementar. Embora possa ser tentador seguir em frente e alcançar muitos objetivos ao mesmo tempo é interessante introduzir tecnologias digitais em fases.

Começar pequeno com um ou dois programas-piloto ajuda porque reduz gastos desnecessários, identifica desafios, resolve problemas e promove o conhecimento.

Para evitar perder o foco no processo de transformação digital, limite o escopo ao lançamento de uma tecnologia por vez ou de várias tecnologias integradas entre si. Isso permitirá que você mantenha um foco nítido em cada execução.


5 – INVISTA NOS SEUS COLABORADORES

A transformação digital dos negócios acontece por meio das pessoas. Por isso, invista no seu time. Desenhe um plano de reciclagem e formação para os seus colaboradores. A indústria 4.0 não trata só de robôs. Para transformar sua fábrica mais inteligente, você não tem que substituir pessoas por robôs. Sua empresa poderá fazer enormes avanços aproveitando as capacidades dos seus funcionários.


6 – FOCO NO CLIENTE

Ao invés de ficar muito centrado em melhorar a produção das fábricas ou escolher a tecnologia mais moderna, pense nos seus clientes. Construa sua estratégia com o objetivo de melhorar a vida do cliente, não apenas de uma área de negócio. Desta forma, sua empresa será mais competitiva porque cria e entrega o que os clientes querem e necessitam.


7 – DADOS, DADOS, DADOS…

Com a Indústria 4.0 é possível coletar, armazenar e analisar um conjunto de dados. Use os dados a seu favor. Tome decisão baseada em dados. À medida que você desenvolve suas estratégias digitais, dados serão alavancas para mover do ponto A ao B.


8 – CONTRATE UMA PLATAFORMA 4.0

Contrate uma plataforma 4.0 que entregue uma real solução de Indústria 4.0 e Transformação Digital de acordo com as necessidades da sua empresa.

A Plataforma GoEPIK é uma plataforma de gerenciamento de processos que permite criar com autonomia suas próprias soluções de Transformação Digital e Indústria 4.0, sem sobrecarregar a TI. Acesse o site www.goepik.com.br, cadastre-se e solicite um trial gratuito da plataforma.