O Covid-19, como é conhecida a doença causada pelo novo coronavírus, está se espalhando rapidamente pelo planeta criando incertezas e afetando negócios. Manter a força de trabalho protegida do COVID-19 sem interromper os negócios é o principal desafio de muitas startups brasileiras hoje.


Seu plano de continuidade de negócios está em dia? O Covid-19 exigirá uma maior preparação dos líderes corporativos e da força de trabalho para lidar com uma pressão intensa e incertezas.


Analisar atentamente as previsões de vendas, reexaminar os planos de contratação e reduzir as despesas sempre que necessário são algumas medidas que os líderes das empresas devem enfrentar para proteger seus negócios. Além disso, devem pensar muito sobre seu comportamento e mensagens para os funcionários.


A turbulência do coronavírus traz à tona o caráter dos líderes da empresa quando decisões difíceis devem ser tomadas. Em qualquer crise, alguns princípios amplos podem ser aplicados como:


Como ajudamos a Indústria em tempos de coronavírus
ESPECIALISTA REMOTO: CONHEÇA A FERRAMENTA DA INDÚSTRIA 4.0


1

Atenha-se aos fatos da situação e comunique-os com responsabilidade e respeito. A pior coisa a fazer é comunicar quando você não tiver certeza das informações. Fatos são fundamentais.


2

Posicione-se. A falta de comunicação pode causar confusão e gerar medo e desinformação.


3

Crie um plano de gerenciamento de riscos. Analise todos os piores cenários dentro e fora da empresa e o que seus negócios farão se esses piores cenários surgirem.


4

Diversifique seus canais de receitas.


5

Faça o possível para não entrar em pânico. Como em todas as crises, isso terá um fim.


Este será um período difícil para muitas empresas em suas atividades normais. A turbulência do coronavírus também pode apresentar oportunidades à medida que mudanças nos mercados e nas circunstâncias criam novos desafios a serem resolvidos. A pergunta é: como você pode tornar seus negócios mais resilientes e aproveitar as oportunidades para crescer?


CORONAVÍRUS EM TEMPO REAL


Confira aqui o mapa interativo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e acompanhe o progresso do coronavírus enquanto ele se move pelo mundo em tempo real.