Decision Intelligence é uma das 10 tendências de dados e analytics projetadas pelo Gartner para um cenário pós-Covid. Até o final de 2024, 75% das organizações passarão do teste piloto para a operacionalização da IA.


Segundo Rita Sallam, vice-presidente de pesquisa da Gartner, para “inovar em um mundo pós-COVID-19, os líderes de dados e análises exigem uma velocidade e escala de análise cada vez maiores em termos de processamento e acesso para obter sucesso diante de mudanças de mercado sem precedentes”.


Conheça as 10 tendências de dados e análises que podem ajudar a acelerar a renovação ou recuperação após a pandemia de COVID-19:


TENDÊNCIA 1: IA MAIS INTELIGENTE, MAIS RÁPIDA E MAIS RESPONSÁVEL


Até o final de 2024, 75% das organizações passarão do teste piloto para a inteligência artificial operacional (AI), gerando um aumento de 5 vezes nas infraestruturas de dados e análises de streaming.


Outras técnicas de inteligência artificial mais inteligentes, como aprendizado por reforço e aprendizado distribuído, estão criando sistemas mais adaptáveis e flexíveis para lidar com situações de negócios complexas; por exemplo, sistemas baseados em agentes que modelam e simulam sistemas complexos.


TENDÊNCIA 2: DECLÍNIO DO PAINEL


Narrativas dinâmicas, contadas a partir da criação de experiências mais automatizadas de análises de dados, substituirão a criação e a exploração visual do tipo aponte e clique, típica dos dashboards, afirma o Gartner. Como resultado, a quantidade de tempo que os usuários gastam usando painéis predefinidos diminuirá.


A mudança para histórias dinâmicas de dados que utilizam, por exemplo, análise aumentada ou PNL, significa que as informações mais relevantes serão transmitidas para cada usuário com base em seu contexto, função ou uso.


TENDÊNCIA 3: DECISION INTELLIGENCE


Até 2023, mais de 33% das grandes empresas já estarão praticando Decision Intelligence. E até o final de 2024, 75% das organizações passarão do teste piloto para a Inteligência Artificial operacional, gerando um aumento de cinco vezes nas infraestruturas de dados e análises de streaming. E as tecnologias de Graph Analytics facilitarão ainda mais a rápida contextualização para a tomada de decisões em 30% das organizações.


TENDÊNCIA 4: X ANALYTICS


O Gartner cunhou o termo “X analytics” como um termo genérico, em que X é a variável de dados para uma variedade de diferentes conteúdos estruturados e não estruturados, como análise de texto, análise de vídeo, análise de áudio, etc.


Durante a pandemia do COVID-19, a IA tem sido fundamental para vasculhar milhares de artigos de pesquisa, fontes de notícias, publicações nas mídias sociais e dados de ensaios clínicos para ajudar especialistas em saúde pública e médica a prever a propagação de doenças, planejar capacidade, encontrar novos tratamentos e identificar vulnerabilidades. populações.


A análise X combinada com a IA e outras técnicas, como a análise de gráficos, desempenhará um papel fundamental na identificação, previsão e planejamento de desastres naturais e outras crises no futuro.


TENDÊNCIA 5: GERENCIAMENTO DE DADOS AUMENTADO


O gerenciamento de dados aumentado usa técnicas de ML e AI para otimizar e melhorar as operações. Ele também converte os metadados do uso em auditoria, linhagem e relatórios para alimentar sistemas dinâmicos.


Os produtos de gerenciamento de dados aumentados podem examinar grandes amostras de dados operacionais, incluindo consultas reais, dados de desempenho e esquemas. Usando os dados de uso e carga de trabalho existentes, um mecanismo aumentado pode ajustar as operações e otimizar a configuração, segurança e desempenho.


TENDÊNCIA 6: A NUVEM É UM DADO


Nos próximos anos, os serviços de nuvem pública serão essenciais para 90% da inovação de dados e análises. Até 2022, 35% das grandes organizações serão vendedores ou compradores de dados através de mercados formais de dados online.


TENDÊNCIA 7: MUNDOS DE DADOS E ANÁLISES COLIDEM


Os recursos de dados e análise tradicionalmente são considerados entidades distintas e gerenciados de acordo. Os fornecedores que oferecem fluxos de trabalho de ponta a ponta, habilitados por análises aumentadas, obscurecem a distinção entre os dois mercados.


A colisão de dados e análises aumentará a interação e a colaboração entre funções de dados e análises historicamente separadas. Isso afeta não apenas as tecnologias e os recursos fornecidos, mas também as pessoas e processos que os suportam e os utilizam. O espectro de funções se estenderá dos dados e análises tradicionais ao explorador de informações e desenvolvedor cidadão como exemplos.


TENDÊNCIA 8: MERCADOS E TROCAS DE DADOS


Até 2022, 35% das grandes organizações serão vendedores ou compradores de dados por meio de mercados de dados online formais, acima dos 25% em 2020. Os mercados e trocas de dados fornecem plataformas únicas para consolidar ofertas de dados de terceiros e reduzir custos para terceiros dados.


TENDÊNCIA 9: BLOCKCHAIN EM DADOS E ANÁLISE


O uso de Blockchain aborda dois desafios: mapeamento das transações e maior transparência, fornecendo uma opção mais atraente para auditoria de fontes de dados em uma única empresa, já a partir do próximo ano.


TENDÊNCIA 10: OS RELACIONAMENTOS FORMAM A BASE DO VALOR DE DADOS E ANÁLISES


Até 2023, as tecnologias gráficas facilitarão a rápida contextualização para a tomada de decisões em 30% das organizações em todo o mundo.


A análise de gráfico é um conjunto de técnicas analíticas que permite a exploração de relacionamentos entre entidades de interesse, como organizações, pessoas e transações. Ajuda os líderes de dados e análises a encontrar relacionamentos desconhecidos nos dados e a revisar dados que não são facilmente analisados com a análise tradicional.


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