Máquinas quebradas, produção paralisada, operadores usando equivocadamente os equipamentos de segurança e pilhas e mais pilhas de papéis com informações sobre a linha de produção da sua fábrica. Todos esses problemas podem desaparecer com a implantação de uma única ferramenta que integra as principais tecnologias da Indústria 4.0.


A Plataforma GoEPIK traz tecnologias de ponta como Realidade Aumentada, Machine Learning e Internet das Coisas, entre outras, que são capazes de digitalizar e automatizar toda cadeia de valor de uma organização aumentando a produtividade das empresas e diminuindo seus gastos com imprevistos e falhas na produção.


REALIDADE AUMENTADA


Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite a integração do mundo virtual ao real. Por meio de um dispositivo móvel (smartphone, tablet ou até mesmo óculos especiais) é possível ver elementos virtuais que guiam suas ações em determinada atividade.


Aplicar essa tecnologia é estar investindo e se preparando para o futuro que será comandado pela Indústria 4.0, na qual pessoas, máquinas e produtos trocam informações e dados em tempo real por meio da integração de tecnologias digitais aos já conhecidos processos industriais.


Entenda as principais vantagens de usar Realidade Aumentada na Indústria em 2020:


AUTOMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS


Quando falamos em automatizar processos, falamos de aumento de produtividade e redução de custos. Isso não significa substituir pessoas por máquinas, e sim fazer com que as duas partes trabalhem bem em conjunto.


Com a Realidade Aumentada, todo processo de produção de uma empresa pode ser automatizado: do fluxo diário que um operador deve seguir até o funcionamento efetivo da cadeia.


Como? Toda informação necessária para funcionamento de uma máquina ou procedimento, por exemplo, estará inserida no sistema: quando deve funcionar, quem é o responsável pela atividade, o que deve produzir, quanto deve produzir etc. Quando algo não sai como o programado, a Plataforma GoEPIK sinaliza o responsável pelo equipamento ou processo em tempo real ajudando o colaborador a resolver o imprevisto imediatamente.


E não para por aí: se o operador estiver equipado com um smartphone ou tablet, basta aproximar a câmera da máquina, que o aplicativo do sistema mostrará de forma didática o que é preciso fazer para consertar o problema em poucos minutos. Essa antecipação, além de reduzir os gastos da empresa com imprevistos e garantir uma produtividade em alta escala, guia e empodera os operadores da indústria.


DADOS EM TEMPO REAL


Decisões só podem ser tomadas embasadas em dados. O problema é que esses dados muitas vezes estão inalcançáveis ou até mesmo desatualizados no banco da organização.


Com a implantação da plataforma GoEPIK, no entanto, é possível coletar dados e informações em tempo real sobre todos os processos e pessoas que compõem a cadeia de valor da empresa. E tudo de maneira digital! Tendo acesso a essas informações, a organização consegue tomar decisões muito mais assertivas e atender imediatamente às necessidades do mercado.


TREINAMENTOS E SEGURANÇA


Outro importante benefício oferecido pela Plataforma GoEPIK é a verificação de segurança. Equipado com um celular, tablet ou óculos de realidade aumentada, o colaborador, antes de operar um equipamento, passará por uma checagem: se está utilizando os equipamentos de segurança necessários, se sabe operar a máquina etc. Se algo sair fora do esperado, os gestores serão imediatamente avisados. Ou seja, com a verificação os processos tornam-se mais efetivos e seguros.


O sistema da plataforma também pode ser utilizado para aplicar treinamentos nos funcionários de forma muito mais interativa e dinâmica, facilitando e impulsionando o aprendizado dos colaboradores.


TESTE VOCÊ MESMO


Quer inserir a Realidade Aumentada em sua linha de produção? Cadastre-se para receber trial grátis da Plataforma GoEPIK: