Como saber se há adequação de um líder para a transformação digital acontecer? A questão da liderança é absolutamente fundamental. O termo “transformação digital” pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes – a ponto de fazer alguns líderes estagnarem seus esforços diante da inovação ou de um novo projeto de expansão.


Por isso, é importante que cada empresa defina o seu próprio significado e visão do que significa transformar-se digitalmente para comunicar de forma clara ao seu time de colaboradores e clientes.


A seguir, confira 6 perguntas-chave a serem feitas para ajudar a determinar a melhor escolha para liderar uma iniciativa de transformação digital:


1. Essa pessoa entende bem a atual estratégia de negócios?


Essa liderança realmente entende o que a empresa está tentando alcançar? Isso reduzirá a probabilidade de implementação de iniciativas que não têm impacto ou causam impacto incorreto nos negócios.

Também é importante que a pessoa seja experiente o suficiente em tecnologia para garantir que as soluções propostas estejam alinhadas com os objetivos de negócios e perspectivas do cliente identificados.


2. Tem credibilidade?


Ter alguém com credibilidade na organização é de grande ajuda, especialmente quando se trata de “vender” a visão digital da empresa para os funcionários. Se os líderes de negócios não trabalharem com o líder de transformação, o esforço provavelmente estará fadado ao fracasso.


3. Conhece o cliente?


Muitos esforços digitais se concentram na experiência do cliente. Por isso, é fundamental ser capaz de ver as coisas da perspectiva do cliente e entender sua jornada específica com a empresa. Isso garante que a transformação tenha um impacto bastante positivo.


4. Assume riscos?


A maioria das transformações digitais exige mudanças em alguns elementos do modelo de negócios. As organizações devem procurar líderes que assumam riscos, que entendem que o digital exigirá uma certa quantidade de falhas e experimentos para acertar os projetos.


5. Tem clareza de visão?


A pessoa certa deve ter um ponto de vista claro sobre o que é e o que não é a transformação digital. Deve ser capaz de explicar as razões por trás disso, as estratégias de negócios e as mudanças organizacionais necessárias.


6. Consegue trabalhar de maneira ágil?


As coisas mudam rapidamente na transformação digital e os líderes precisam acompanhar. É preciso saber bem como acelerar os processos de transformação digital.