Transformação digital é um imperativo de negócios que está sendo sentido em todos os setores, em todos os níveis. As empresas que não conseguem acompanhar esse movimento em constante avanço correm o risco de serem deixadas para trás por seus concorrentes.


Veja a seguir os obstáculos mais comuns para o sucesso dos projetos de transformação digital. Você reconhece algum deles no seu negócio?


1. NÃO CONSEGUIR EXPERIMENTAR RAPIDAMENTE

É fato que muitas empresas não conseguem reagir e se adaptar a esse cenário em constante mudança. Uma das barreiras é a incapacidade das empresas de experimentar rapidamente.


2. SISTEMAS LEGADOS DE TI

Adotar a transformação digital também significa acabar com os sistemas de legados de TI. A transformação digital representa uma grande revisão na forma como sua organização funciona. No entanto, a falha em não mudar os sistemas legados para novas tecnologias continuará a atuar como um bloqueador significativo para o sucesso de seus projetos.


3. INCAPACIDADE DE TRABALHAR EM SILOS

As organizações precisam garantir que suas equipes estejam trabalhando juntas em sua tentativa de transformar-se. A transformação digital não existe em silos. É uma estratégia única que abrange toda a amplitude de uma empresa.


4. COLABORAÇÃO INADEQUADA ENTRE TI E LINHAS DE NEGÓCIOS

Hoje, tecnologia e a TI são partes intrínsecas de qualquer organização. Todo processo de negócios é conduzido ou suportado por tecnologia, e isso significa que o departamento de TI deve estar conectado a todos os outros aspectos do negócio.


5. CULTURA COM AVERSÃO AO RISCO

Uma cultura com aversão ao risco é o maior obstáculo para as tentativas de transformação digital. Visto que a transformação digital requer risco, uma empresa deve estar disposta a explorar e adaptar-se.

É imperativo para o sucesso da transformação digital criar uma cultura em que todos os colaboradores de uma empresa tenham comprado a ideia de avançar para o digital, e onde a inovação não seja apenas bem-vinda, mas sim incentivada.


6. FALTA DE UMA VISÃO PARA O DIGITAL

Só porque as empresas sabem que devem fazer a mudança para o digital não significa que sabem o que fazer ou como fazê-lo. A verdadeira transformação digital requer visão e planejamento, e as organizações precisam saber o que querem alcançar com seus esforços.


7. ORÇAMENTO INSUFICIENTE

Transformação digital custa, e as empresas precisam estar dispostas a investir no processo. Às vezes, o problema realmente reside na falta de recursos, mas outras vezes pode ser a falta de vontade da alta liderança de (re)investir o orçamento em iniciativas de transformação digital.


8. SEGURANÇA

Não é surpresa que a falta de segurança dos dados seja uma ameaça tangível ao sucesso de projetos de transformação digital.

As empresas precisam ser capazes de se proteger à medida que mais e mais informações são movidas para a nuvem e à medida que as organizações se tornam cada vez mais dependentes da tecnologia.

Para que as empresas sobrevivam na era digital, elas precisam garantir que suas medidas de segurança avancem ao lado de suas iniciativas de transformação digital.


SOBRE A GOEPIK


plataforma GoEPIK oferece uma poderosa combinação de checklists inteligentes, templates prontos e tecnologias 4.0 como realidade aumentada e IoT (Internet das Coisas) para a digitalização de qualquer processo de negócio. E o melhor: há uma versão grátis da plataforma disponível. Basta acessar o site https://goepik.io/signup e registrar-se para usar hoje mesmo.