É evidente que a transformação digital é um dos grandes desafios atuais. Mas qual é o principal motivo pelo qual as empresas não conseguem fazer a sua transformação digital? Os mitos a seguir podem ser os culpados:


1. Transformação digital é sobre tecnologia


Transformação digital consiste em reorganizar a empresa para que ela seja mais ágil, tome decisões mais rápidas baseadas em análise de dados, integre as informações dos seus processos, conquiste a excelência operativa e foque no cliente usando tecnologias digitais. A tecnologia não é o elemento-chave da transformação digital. Ela é um facilitador. Cultura e a estrutura de pessoas são os diferenciais para estabelecer com sucesso essa transformação.


2. É uma moda passageira


Há quem considere a transformação digital uma moda passageira. O problema é que a concorrência está cada vez mais digitalizada e automatizada. Qualquer indústria ou setor está propenso a uma transformação de maneira rápida.


3. Exige uma ruptura radical


Na verdade, significa usar ferramentas e tecnologias digitais para melhor atender às necessidades dos clientes. A transformação digital exige que as empresas desenvolvam novos modelos de negócios ou transforme os atuais para poder competir e seguir crescendo.


4. O digital substituirá o físico


Errado. Os dois vão coexistir e se complementar.


5. Meu negócio é tradicional, não precisa


Alguns pensam que transformar-se digitalmente significa eliminar o antigo e recomeçar tudo de novo com a tecnologia. Não é bem assim. Trata-se de uma transição que tira o melhor da empresa e o leva para um ambiente digital.


6. Informação confidencial não estará protegida


Acredita-se que armazenando as informações em uma nuvem elas ficarão mais expostas a hackers e poderão chegar às mãos erradas. No entanto, esse serviço é muito mais seguro do que qualquer disco rígido local, computador doméstico ou servidor da empresa. Suas medidas de proteção garantem total segurança de armazenamento, além de não serem expostas a nenhum incidente no espaço.


7. Máquinas vão substituir pessoas


A tecnologia não substituirá pessoas e tampouco vai tirar o emprego. Pelo contrário: vai gerar emprego e vai otimizar o trabalho.


8. Transformação digital é coisa da área de TI


Acreditar que a definição e implementação de novas tecnologias é responsabilidade do departamento de TI é a via direta para o fracasso da transformação digital. Para garantir que seja um sucesso sem desperdício de recurso, é necessário que a alta gestão intervenha e lidere o processo de incorporação de novas tecnologias e mudanças operativas. Isso começa explicando com clareza as metas, objetivos, prioridades, o caminho a seguir e como será feito o monitoramento. O departamento de TI é um aliado na implementação da transformação digital.


9. Envolve um grande investimento


Nem sempre é esse o caso. Existem muitas ferramentas digitais de baixo custo – como a Plataforma GoEPIK, por exemplo, que ajudam a digitalizar e automatizar os processos de uma empresa com eficiência.


A longo prazo, um projeto de Transformação Digital significa uma grande economia no custo da organização devido à otimização dos processos que ele traz. Faça o teste. Cadastre-se e experimente por 7 dias a plataforma GoEPIK: