Você sabe qual é a principal diferença entre a Indústria 3.0 e a Indústria 4.0? Uma depende da outra para existir? A Indústria 3.0 promove a automação da linha de produção nas fábricas interligando os processos e apresentando soluções tecnológicas para cada um deles.


Em outras palavras, as empresas nessa era já trabalham com a tecnologia em sua cadeia de valor. Mas não como pode ser trabalhado hoje pela Indústria 4.0 na qual é estabelecida uma hiperconectividade por meio de plataformas digitais entre organização, funcionários, clientes, máquinas e processos, de forma que haja uma integração entre o mundo real e o virtual.


Da Indústria 3.0 para a 4.0 é possível observar os recursos tecnológicos sobressaírem o chão de fábrica para serem armazenados na nuvem e gerenciados remotamente auxiliando no aumento da produtividade e efetividade da empresa.


Também evoluem com a transformação o modo como os dados são coletados e utilizados na tomada de decisões mais assertivas e a autonomia que empresa e funcionários ganham perante seus processos.


Afinal, a Indústria 4.0 depende da 3.0 para existir?


Na prática, não. Países desenvolvidos, especialmente Estados Unidos, China e países da Europa, seguiram todo o processo das Revoluções Industriais – cresceram com as transformações impostas por cada uma delas e acompanharam passo a passo as evoluções.


O Brasil, entretanto, está integrado ainda às Indústrias 2.0 e 3.0, começando a avançar – ainda de forma lenta – os benefícios trazidos pela 4.0.


Mas há uma boa notícia para as indústrias brasileiras: não é preciso seguir os mesmos passos dos países desenvolvidos para integrar a Indústria 4.0 à realidade das fábricas no País.


Com empresas preparadas no mercado para guiar a evolução desses negócios, como a GoEPIK, as organizações podem pular algumas etapas entre as Revoluções, sem que os seus processos sejam prejudicados.


Nossa plataforma hipercustomizável de gerenciamento de processos permite empresas e empreendedores criar de maneira autônoma soluções para Indústria 4.0 e Transformação Digital. Essas soluções atendem todas as áreas de negócios das organizações e integram tecnologias como Realidade Aumentada, IoT (Internet das Coisas), Machine Learning, Analytics, Workflows e Checklists, entre outros.


A plataforma traz as melhores práticas da metodologia Lean para executar os processos via smartphone, tablet, web e smartglass (óculos de realidade aumentada) com feedback de execução em tempo real e análise de dados para tomada de decisão inteligente.


Cadastre-se para receber o trial grátis e inove em 2020:



LEIA TAMBÉM:


» Como a Indústria 4.0 pode melhorar a sustentabilidade da sua empresa em 2020

» O índice de uso de IoT nas empresas brasileiras

» Checklist da Indústria 4.0: o que você precisa saber para começar

» Rodrigo Acras: O impacto da Indústria 4.0 no futuro do mercado de trabalho