As organizações estão sentindo cada vez mais a urgência da transformação digital. A maioria das empresas brasileiras ainda não adotou a tecnologia como facilitadora de negócios.


Para fazer a transformação digital acontecer é preciso, antes de tudo, ter clareza sobre o verdadeiro e essencial papel da tecnologia nos negócios. A seguir, confira algumas etapas importantes sobre como pensar a transformação digital e chegar à execução e resultados transformadores:


IDENTIFIQUE SEUS OBJETIVOS DE TRANSFORMAÇÃO


A maioria das empresas está lutando para tornar o digital uma vantagem competitiva. A transformação digital requer liderança que possa alinhar todas as partes interessadas com uma visão clara.


Cada organização terá objetivos e prioridades diferentes, mas o primeiro passo vital para um alinhamento organizacional é mapear os principais objetivos de transformação nas seguintes áreas:


1 – Como aprimorar a experiência digital do cliente e do usuário final para melhorar a lealdade, produtividade, retenção e receitas;

2 – Como transformar processos de negócios para reduzir custos, melhorar a produtividade, integrar parceiros da cadeia de suprimentos e diferenciar ofertas;

3 – Como simplificar o gerenciamento de serviços para reduzir a complexidade, resolver problemas antes que eles ocorram e obter visibilidade e controle sobre os ativos;

4 – Como otimizar a infraestrutura e as operações para melhorar a agilidade, flexibilidade e economia;

5 – Como gerar insights de análises para tomar melhores decisões baseadas em dados, melhorar a eficiência e obter vantagem competitiva.


DEFENDA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL


A transformação digital precisa ser uma iniciativa de toda a empresa, o que requer forte colaboração por parte dos líderes da empresa. Para que a transformação digital seja bem-sucedida, é preciso fazer da mudança cultural e dos aspectos educacionais da transformação destaques de seu plano.


ENCONTRE PARCEIROS CUJAS CAPACIDADES COMPLEMENTEM AS SUAS


A próxima etapa é estar totalmente ciente e aproveitar os facilitadores de tecnologia do mercado. Recrute fornecedores terceirizados para ajudá-lo a navegar pelas mudanças e implementar novas estratégias. Geralmente, é mais barato e rápido do que desenvolver esses recursos internamente. Ter uma visão holística de todos os facilitadores pode ajudar a maximizar os benefícios do negócio.


A GoEPIK entende suas estratégias mais amplas. Sua plataforma de digitalização de processos de negócio de ponta a ponta usando tecnologias 4.0 tem versão gratuita. Registre-se aqui. A ferramenta permite criar processos da sua indústria exatamente da maneira que deseja através de uma combinação poderosa de checklists inteligentes, templates prontos e tecnologias 4.0 como realidade aumentada e IoT (Internet das Coisas).


ESTEJA DISPOSTO A CORRER RISCOS E APRENDER COM OS ERROS


Você precisará assumir riscos e desenvolver processos ágeis para se manter atualizado. Empresas digitalmente maduras não exigem aprovações tradicionais. Experimente, solicite feedback, erre e repita e não desista!