Você sabe a diferença entre indústria 4.0 e Indústria 3.0? A primeira coisa que você precisa saber é a Terceira e Quarta Revoluções Industriais aconteceram em períodos diferentes. Foram necessários cerca de 200 anos desde a criação da máquina à vapor para conhecermos, por fim, a Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial.


Hoje, a linha de produção convencional das fábricas deu lugar a sistemas cyber-físicos e a integração entre tecnologias digitais e reais. O caminho até aqui, no entanto, não foi simples: outros dois processos históricos transformadores marcaram a história do planeta.


Mas o que define, afinal, o marco dessas transformações?


Cada era possui uma característica básica, que, ao evoluir, promove uma quebra de paradigma na sociedade. A Primeira Revolução Industrial, por exemplo, foi marcada pela produção mecanizada e em larga escala. A Segunda, por sua vez, trouxe à tona a eletricidade e permitiu a manufatura em massa. A Terceira marca a chegada da eletrônica e da tecnologia. Já a Quarta, apresenta a integração entre o mundo virtual e o mundo real.


Muitas pessoas acabam confundindo-se, no entanto, em relação às transformações ocasionadas nos dois últimos períodos. Afinal, nem todos os países já trabalham com as tecnologias propostas pela Indústria 4.0 – alguns, inclusive, estão na transição entre a Segunda e a Terceira Revolução, como o próprio Brasil.


TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, OU INDÚSTRIA 3.0


A Terceira Revolução Industrial também é conhecida por Indústria 3.0 ou Revolução Técnico-Científica e Informacional. O período representa o avanço da inovação em campos como informática, telecomunicações e robótica, o que permitiu o desenvolvimento de aplicações tecnológicas aos processos industriais.


Marcada pela criação de tecnologias sofisticadas, a Revolução impacta diretamente o fluxo de trabalho nas indústrias: melhora o desempenho e a produtividade, participa ativamente da criação de produtos de melhor qualidade, estimula a informatização das empresas e demonstra a importância de trabalhar com dados.


As atividades que mais se destacam durante a Indústria 3.0 estão voltadas para produção de computadores e softwares e para a expansão de transmissores de telefonia, internet e meios de comunicação.


QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, OU INDÚSTRIA 4.0


A primeira vez em que se ouviu falar em Indústria 4.0 foi na Alemanha, em 2011. Desde então, o que se sabe sobre a Quarta Revolução Industrial é que ela terá impacto direto na forma como vemos o mundo e nos conectamos.


Com a promessa de que a Indústria 4.0 pode elevar os níveis globais de rendimento e melhorar a qualidade de vida da população, países desenvolvidos como Estados Unidos, China e países Europeus já começaram a integrar as tecnologias dessa era em seus processos industriais. Dentre as tecnologias integradas à Indústria 4.0 destacam-se a Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Big Data e Internet das Coisas, entre outras.


O marco desse período está na integração que essas tecnologias permitem entre o mundo virtual e o real. Com a Indústria 4.0, toda cadeia de valor de uma empresa é digitalizada e automatizada e conta com sistemas inteligentes de monitoramento e interação em tempo real. Essa transformação, não só afeta a produtividade e a efetividade da empresa, como direciona melhor seus funcionários e gera um impacto positivo para seus consumidores finais.


LEIA TAMBÉM:


» Como a Indústria 4.0 pode melhorar a sustentabilidade da sua empresa em 2020

» O índice de uso de IoT nas empresas brasileiras

» O que fazer antes de começar a transformação digital na sua empresa

» Learning in the Flow of Work com tecnologias de ponta