A transformação digital deve estar na agenda de muitas empresas. É cada vez mais indispensável para as empresas que desejam sobreviver e serem competitivas em um ecossistema de “coexistência e colaboração”, juntamente com novas tecnologias e ambientes digitais.


Os maiores obstáculos da transformação digital, no entanto, encontram-se na própria cultura organizacional e no envolvimento das pessoas que fazem parte do processo, da base ao topo.


Nesse aspecto, a área de Recursos Humanos é uma alavanca essencial para a transformação digital acontecer. Quando se trata de “ser digital”, não basta apenas seguir as principais tendências. Para ter sucesso, é preciso investir em capacitação.


Veja a seguir os principais desafios do RH em face da Transformação Digital:


1 – Envolvimento e comprometimento das pessoas

Os maiores desafios para os recursos humanos nesse processo são humanização, flexibilidade, comprometimento e atitude proativa. Os colaboradores são a melhor imagem e embaixadores da empresa.


2 – Comunicação e interação horizontal dentro da empresa

É necessário promover a comunicação colaborativa e interna através de todos os meios possíveis.


3 – Aceitação por todas as áreas

Para ter sucesso no processo de transformação digital, TODAS as áreas precisam aceitar a mudança.


4 – Conhecer a real percepção e satisfação de seus colaboradores

É indispensável manter ativo a capacidade de aprender, pensamento crítico e trabalho em equipe dos colaboradores. As chances de sucesso aumentam muito quando a empresa se dedica ao desenvolvimento das capacidades necessárias.


5 – Retenção de talentos

Cada vez mais, o equilíbrio trabalho-família é também visto como chave no processo de transformação digital.


Aprenda sobre RH 4.O. Dá um play e ouça o Podcast GoEPIK: