Inteligência Artificial, Machine Learning e Computação Quântica estão entre as 10 competências tecnológicas mais disruptivas, de acordo com um estudo recém-lançado pela Burning Glass Technologies.


Ainda segundo o relatório, essas habilidades estão cada vez mais se espalhando por muitas ocupações e indústrias diferentes. Inteligência Artificial, Machine Learning, Tecnologias em Nuvem, Computação Paralela e Segurança Proativa (Cibersegurança) são apontadas como as habilidades mais distribuídas entre os 10 segmentos econômicos pesquisados.


Entre as funções mais demandadas, já hoje, estão cientista de dados, desenvolvedores de software, engenheiros de rede, arquitetos de rede, engenheiros de dados e cientista de dados. Veja a lista completa:


1. Computação quântica (Habilidades relacionadas à construção e utilização de computadores quânticos e suas aplicações)


2. Tecnologias conectadas (Habilidades relacionadas à Internet das Coisas e ferramentas físicas conectadas, bem como a infraestrutura de telecomunicações necessária para habilitá-las, como o 5G)


3. Fintech (Habilidades relacionadas a tecnologias como blockchain e outras destinadas a tornar as transações financeiras mais eficientes e seguras)


4. IA e Machine Learning (Habilidades relacionadas ao desenvolvimento e utilização de programas, ferramentas e soluções alimentadas por algoritmos e outras tecnologias que respondem e melhoram automaticamente com base em experiência ou dados anteriores)


5. Automação de TI (Habilidades relacionadas à automação e orquestração de processos e fluxos de trabalho digitais)


6. Processamento de linguagem natural (Habilidades relacionadas ao desenvolvimento de soluções e tecnologias se baseiam no processamento de linguagem natural habilitado por máquina)


7. Segurança proativa (Habilidades relacionadas à proteção proativa e proteção da infraestrutura digital contra cibercriminosos e prevenção de ataques cibernéticos antes que ocorram)


8. Metodologias de desenvolvimento de software (Habilidades relacionadas a Agile, DevOps e abordagens relacionadas ao desenvolvimento de software de forma mais rápida, eficaz e segura)


9. Nuvem (Habilidades relacionadas ao desenvolvimento, implementação e segurança da infraestrutura e estratégia de computação em nuvem)


10. Computação paralela (Habilidades relacionadas a uma forma de computação em que muitos cálculos, ou a execução de processos computacionais, são realizados simultaneamente).