Uma jornada de transformação digital também pode significar obstáculos e contratempos. As razões pelas quais elas falham são diversas. Passam desde subestimar a complexidade da iniciativa ou até mesmo pela falta de consenso sobre a estratégia que realmente importa. Às vezes, no entusiasmo para se transformar rapidamente as empresas esquecem sua missão ou mudam de foco. Quando isso acontece, é hora de parar e reiniciar.


Veja a seguir como recomeçar uma iniciativa de transformação digital que não funcionou:


ESQUEÇA O MEDO

Processos e mentalidades burocráticos podem parar completamente uma transformação digital. Para ter sucesso é preciso estar disposto se arriscar. O medo, a aversão ao risco e a falta de gerenciamento de mudanças podem colocar um projeto em risco significativo.


CLIENTES EM MENTE

Sempre considere os impactos e consequências da sua iniciativa nos clientes. Sua proposta de valor precisa estar clara.


DADOS PARA FORA DOS SILOS

A transformação digital precisa ser uma estratégia de toda a empresa. As equipes precisam compartilhar dados em um repositório comum. Caso contrário, você corre o risco de criar silos bloqueando informações que são cruciais para extrair o máximo valor para a organização.


CUIDADO COM A ARMADILHA DA TECNOLOGIA

Embora a tecnologia esteja no centro de qualquer transformação bem-sucedida, você não deve concentrar todos os esforços na própria tecnologia. As iniciativas de transformação não devem ser vistas apenas como projetos de capacitação tecnológica e tampouco recair apenas sobre a TI. O ecossistema precisa ser mais amplo.


CONHEÇA O REAL PROBLEMA

É preciso ter uma compreensão completa do real problema. Ter um problema bem definido facilita para sua equipe encontrar maneiras criativas de superar o desafio.


REEQUILIBRE SUA VISÃO

Pense em sua estratégia digital como um documento vivo que você atualiza periodicamente. É importante ter prazos de curto e longo prazo.


REAJUSTE CRONOGRAMAS E ORÇAMENTOS

Em vez de acabar com as iniciativas digitais, reajuste os cronogramas e orçamentos. Em alguns casos, uma redefinição significa dar um passo atrás e perguntar: “é isso que nos propusemos a construir?” ou “o que ainda precisamos?”


SEJA REAL

As transformações digitais devem ser ambiciosas, mas não excessivamente. Talvez seja hora de reavaliar o que é possível ser feito para sua organização. Tente se reinventar de maneiras possíveis. A GoEPIK pode ajudar. Disponibilizamos nossa plataforma de Transformação Digital para ajudar todos os tamanhos de negócios e projetos. Inscreva-se abaixo para receber um trial grátis da ferramenta:



Aproveite para conhecer o aplicativo de Realidade Aumentada na Indústria 4.0. Baixe grátis agora mesmo e embarque nessa revolução 4.0: