Empresas tradicionais muitas vezes cobiçam as culturas rápidas e inovadoras de grandes empresas nascidas no digital como Amazon, Facebook e Google. A verdade é que isso pode ser um grande erro. Elas não precisam construir culturas idênticas das nascidas no digital, mas devem ser digitais o suficiente para promover o sucesso dos seus negócios.


A seguir, veja como construir uma cultura para o digital:


1. Escolha práticas diferentes

Cultive hábitos de experimentação rápida dentro de uma estrutura de tomada de decisão orientada por dados. Essas práticas impulsionam fortemente o crescimento e a inovação. Afinal, dados são necessários para medir a mudança.


2. Escolha práticas que promovam a integridade

Clientes, colaboradores e investidores apreciam práticas que promovam a integridade e estabilidade dos negócios. Incorporar uma cultura digital significa que todos na empresa – independentemente de seu papel – estão cientes do impacto que o digital pode ter na receita, vendas e produtividade.


3. Escolha novas abordagens para manter o foco nos clientes e resultados

Se você ainda está gerenciando seus clientes por relatórios trimestrais, sem dúvida está meses atrasado no que realmente está acontecendo.

Em vez de apenas perguntar aos clientes sobre suas necessidades, concentre-se em antecipar os desejos dos clientes. Ter obsessão no cliente em um mundo digital significa conhecer o comportamento do cliente em tempo real e ser capaz de sentir mudanças nesses comportamentos a cada novo experimento.


4. Entenda que não existe cultura digital sem a transformação gerencial

Sem rever sua cultura gerencial, as chances de transformar uma organização são extremamente pequenas. Liderar efetivamente uma iniciativa digital requer sólidas habilidades de liderança e gerenciamento. Nem todos os líderes estão preparados para o trabalho.

Para dar certo, os líderes devem entender completamente o valor da ferramenta que será implementada, como ela beneficiará os colaboradores e como isso pode afetar seu fluxo de trabalho. Além disso, devem antecipar quais desafios os funcionários enfrentarão e elaborar um plano para preveni-los e resolvê-los.


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