A Indústria 4.0 implica na transformação digital da empresa industrial por meio da incorporação de promissoras tecnologias digitais em todos os processos da sua cadeia de valor.

O ritmo da mudança no setor 4.0 leva as empresas a repensar cada vez mais como gerar valor e permanecer relevante. No entanto, há uma falsa crença de que se aventurar na Indústria 4.0 requer grandes investimentos. A verdade é que será sempre mais caro não fazê-lo.

As empresas que apenas assistem ao desenvolvimento do cenário de transformação digital não conseguirão atender às demandas dos consumidores e estão fadadas a desaparecer.

Por outro lado, as empresas que ingressam na Indústria 4.0 otimizam seus processos de produção para torná-los mais eficientes através do uso estratégico da informação digital. Elas transformam suas fábricas inteligentes permitindo que máquinas e sistemas com IoT visualizem e extraiam dados de máquinas e equipamentos em tempo real. Todas essas informações ajudam a criar modelos preditivos para otimizar processos, facilitar a tomada de decisões mais inteligentes e desenvolver os recursos para criar novos serviços ou modelos de negócios.

Indústria 4.0 não requer altos investimentos em modernização de equipamentos, máquinas e sistemas. É possível começar a transformar sua planta em uma fábrica inteligente sem gastar muito. Comece solicitando aqui o trial gratuito da GoEPIK, a plataforma da Indústria 4.0 e Transformação Digital.

Trata-se de uma plataforma hipercustomizável baseada na metodologia Lean que permite executar, gerenciar e otimizar todos os processos em tempo real com rapidez, autonomia e flexibilidade, sem sobrecarregar a TI. Atende às necessidades de diferentes indústrias e tamanhos de negócios.

A GoEPIK utiliza tecnologias promissoras como Realidade Aumentada, Machine Learning e Internet das Coisas (ou Internet of Things, IoT) que permite ter máquinas “conversando” entre si e gerando dados da operação de forma integrada.

Afinal, é caro investir na Indústria 4.0? O custo é muitas vezes a sobrevivência da empresa. A decisão é sua.